quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O pai dos... curiosos!


Então, um pouco antes do carnaval, após acabarmos de ler o gato xadrez à noite, Elanor me pergunta muito séria: "Mamãe, existe a palavra 'paresia'?", na hora me lembrei que algumas semanas antes ela havia chegado à "conclusão" de que haviam mais palavras que não existem do que as que existem!
"Paresia", precisava descobrir se aquela palavra existia e muito provavelmente o que ela significava logo em seguida. Disse para a Elanor que iria mostrar a ela um livro mágico, que continha TODAS as palavras que existiam em nossa língua, ela me disse na mesma hora que ele devia ser enorme, e eu fui feliz da vida buscar o dicionário Houaiss da língua portuguesa, provavelmente o maior livro que temos aqui em casa!
A carinha dela ao me ver chegar com aquele livro enorme foi incrível! Ela pulou em cima do livro como quem quer ler tudo o que tem ali de uma só vez. Expliquei a ela que o livro estava em ordem alfabética e cantamos a musiquinha do alfabeto para saber onde estaria a letra P.
Assim que encontramos a palavra "PARESIA" no dicionário ela ficou estasiada:
"Eu inventei a palavra paresia e ela existe de verdade!!"
Li o que significava paresia, ela ouviu sem emoção e rapidamente perdeu o interesse, aquilo não era importante, o que importava era que sua palavra existia, e ela tinha ganhado o dia!
Eu entendi que ela percebia cada uma das palavras novas que ouvia na história do gato xadrez, mas que significados são simples, óbvios ou até sem importância para uma criança, essa coisa de saber o significado exato de tudo é muito coisa de adulto.
O combinado agora é assim: banho, leite, escovar os dentes, fazer xixi, duas histórias e uma palavra nova por noite. Toda noite.


PS: Não vou contar o que significa paresia não! Vai lá, procura ;)

3 comentários:

  1. hahahahahaha fantástico Cris!!

    Eu estava imaginando bem isso, que pra ela as palavras dentro de uma história fazem sentido, mesmo ela não sabendo exatamente o significado! Mas achei muito legal saber da reação dela ao ver o dicionário e ao descobrir a palavra que ela tinha inventado... Muito divertido!!
    Momentos impagáveis esses, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impagáveis mesmo, eu me lembro que adorava o dicionário também! É um livro quase mágico mesmo hehehe

      Excluir
  2. O dicionário daqui de casa eu pedi para minha mãe me dar de presente de aniversário. Adoro!

    ResponderExcluir

E você, o que achou da história?