quarta-feira, 6 de março de 2013

Outra vez!

Emily Gravett
Acho que foram mais do que 10 vezes que eu e a Elanor lemos este livro na livraria antes de eu finalmente ceder e trazê-lo para casa. Por qualquer motivo ele não me conquistou de início, e eu, egoísta, sempre dava um jeito de encontrar outro para comprar no lugar dele.
A história se chama "Outra Vez!", escrita e ilustrada por Emily Gravett e traduzida por Lenice Bueno. É um livro pequeno com algumas peculiaridades que o tornam absurdamente divertido para as crianças.
A primeira é que o livro tem uma sobrecapa (aquela capa de papel que vem solta por cima da capa original do livro), e é o primeiro livro da Elanor que tem isso, ela ficou surpresa quando descobriu essa novidade. A ideia da capa e sobrecapa abriga uma segunda novidade, elas não são iguais!! A sobrecapa é a capa do livro que estamos levando para casa, é a capa do "Outra Vez!" mas a capa "de baixo" é totalmente diferente (e linda), e é a capa do livro que é contado dentro do livro!!
Deixe-me explicar melhor.
O livro mostra um pequeno dragão na hora de ir dormir pedindo à mamãe que leia seu livro favorito, um livro de capa vermelha com moldura em preto e a gravura de um dragão lendo um livro sob a lua. A mamãe lê a história (curtinha como um poema) e o dragãozinho pede que ela leia outra vez e outra e outra...
A cada vez que lê a história, a mamãe dragão, cada vez mais cansada e com sono, encurta e muda o conteúdo do conto lembrando muito como nos sentimos nas noites de cansaço.
Um dos atrativos do livro para as crianças é que elas têm nas mãos o livro que o dragãozinho também tem! A Elanor não quer mais usar a sobrecapa, ela está guardada na estante, o livro agora só com a capa vermelha!
Por fim, a última surpresa fica por conta do manhoso dragão, que fica bravo quando a mamãe cai no sono e não lê mais a história. Ele esbraveja outra vez, outra vez, outra vez até soltar fogo pelas ventas e queimar o próprio livro, deixando um buraco em algumas páginas com a marca de chamuscado em volta! Um truque fácil mas que deixa a Elanor "encucada"!
Acho que a princípio eu não queria o livro pois não gostava do exemplo de má-criação do pequeno dragão, mas hoje, confesso, sou eu que as vezes peço ele de noite.

Emily Gravett

Emily Gravett


Um comentário:

  1. Vale repetir algumas vezes a mesma história só para ver a carinha da Elanor no fim =)

    ResponderExcluir

E você, o que achou da história?